Como encontrar Alegria em Tempos Difíceis

Agora, mais do que nunca, encontrar alegria em suas experiências cotidianas pode melhorar sua qualidade de vida e melhorar e proteger sua saúde mental. Como muitos de nós estão atolados de informações intensas e pesadas das notícias e mídias sociais, possíveis pedidos de abrigo de longo prazo, instabilidade financeira e agitação política e civil, tornou-se cada vez mais difícil encontrar a paz — tanto interna quanto externamente. Além disso, para muitos adultos que estão trabalhando em casa enquanto assumem novos papéis e responsabilidades com as necessidades acadêmicas de seus filhos, um novo estresse em casa está sempre presente. Como podemos, tanto individualmente quanto como um coletivo, “despertar alegria” para levantar o espírito nosso e do outro para superar essa crise global?

Dicas para encontrar alegria em sua vida

Aqui estão algumas ideias para você:

Ouça sua música favorita. Ela pode ajudá-lo a recordar memórias positivas, proporcionando uma fuga das dificuldades do dia-a-dia que você pode estar enfrentando. Recordar essas memórias ouvindo música é uma maneira fácil e passiva de aumentar seu humor enquanto você está trabalhando, limpando ou apenas em casa. Pesquisas mostraram que ouvir seus jams favoritos pode reduzir a ansiedade, baixar a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e melhorar o humor também.

Desenvolva uma prática diária de gratidão. Não precisa ser uma grande provação; basta pensar em uma a três declarações simples por dia, como: “Sou grata por ter um teto sobre minha cabeça”, “Sou grato pelo sol que nasce todas as manhãs que sinto na minha pele”, ou “Sou grato pelos deliciosos morangos que tive hoje”. No final de cada dia, escreva em um diário ou diga em voz alta as coisas pelas quais você era grato, por mais simples que sejam. Ao fazer isso, mesmo nos momentos mais difíceis ou angustiantes, sua prática de gratidão ajudará a trazer suas circunstâncias em perspectiva, indiretamente criar alegria e mantê-lo de castigo.

Passe um tempo meditando. Feche os olhos e foque no seu lugar favorito, pessoa, mantra, oração ou até mesmo férias. Respire no momento e se vislumbra neste espaço ou situação. Considere as cores, gostos, texturas e conversas. Tente passar cinco minutos de molho no momento, diminuindo a respiração e relaxando seu corpo. Algumas pessoas acham que essa prática é aprimorada, seja deitando-se com reforços sob as pernas e um cobertor ponderado em cima do corpo ou sentado em uma cadeira com uma almofada atrás das costas e sob os pés. Meditar regularmente dessa forma pode ajudar a lembrá-lo que aspectos da situação COVID-19 — como isolamento, tristeza e desespero — são temporários. Você terá mais uma vez experiências mais positivas, e essas meditações curtas podem até ajudá-lo a criar novas.

Encontre o momento “temor” todos os dias. “Temor” é o conceito de experimentar maravilhas e espantos. Frequentemente evoca a ideia de algo “grande” como mergulhar na Grande Barreira de Corais ou ver a Torre Eiffel em Paris. No entanto, os pesquisadores estão descobrindo que se tomarmos o tempo para notar momentos pequenos e prazerosos todos os dias, podemos colher os mesmos benefícios. Momentos de temor podem ser encontrados ao ver o sol nascer, por exemplo, ou ver formigas marcharem. Também podemos experimentar “temor” lendo belas poesias ou caminhando em um novo caminho e vendo rochas ou flores interessantes. Tome o tempo para perceber coisas ao seu redor que você pode ter dado como certo. Ao saboreá-los e seu lugar no mundo (e o seu), você pode obter mais significado de sua vida, sentir-se mais conectado ao mundo em geral e experimentar mais alegria no dia a dia.

Dicas para ajudar os outros a experimentar a alegria

As seguintes ideias podem ajudar os outros a experimentar a alegria. Uma vez que ajudar os outros é uma das melhores maneiras de se sentir mais feliz e saudável, quando eles sentem alegria, você também.

Envie cartas, poemas ou desenhos para socorristas, trabalhadores essenciais ou idosos que estejam abrigados no local. Ao se engajar nessa atividade, você está trazendo uma sensação de conforto e alegria para os outros e dando a si mesmo uma sensação de realização por ter passado alguma felicidade para os outros. Além disso, pode ajudar a desviar sua atenção de suas próprias lutas diárias e do peso que você pode estar sentindo.

Comece a coletar troco de reposição ou uma pequena quantidade de dinheiro todos os dias, com a intenção de doá-lo para uma instituição de caridade de sua escolha. No final de um período de tempo designado (um a três meses), escreva uma carta para a caridade informando o que você fez, por que e o significado por trás da doação. Economizar o dinheiro e ver os frutos do seu trabalho vai despertar alegria que você foi capaz de atingir um objetivo. Além disso, escrevendo uma carta você poderá expressar suas intenções de boa vontade para outro. Muitas vezes, quando expressamos nossa positividade em vez de mantê-la dentro, podemos sentir ainda mais alegria em toda a nossa alma.

Executar uma missão para um amigo ou pedir comida para eles. Ajudar os outros com algo pequeno pode ser um grande redutor de estresse agora. Eles ficarão muito gratos. E a partir de sua gratidão, você experimentará um sentimento de alegria — assim como eles.

Deixe sua alegria estar em sua jornada

Como você pode ver, experimentar alegria, mesmo à luz de todas as dificuldades que estamos enfrentando neste momento, tanto pessoal quanto coletivamente, pode ser alcançado por algumas modificações fáceis em nossas atividades cotidianas.

“Deixe sua alegria estar em sua jornada — não em algum objetivo distante”— Tim Cook

Autor: Stephanie Mihalas, Ph.D. Última atualização: Julho de 2020.

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